USO DE BIOSTIMULANTE PARA A QUEBRA DE DORMÊNCIA DE MACIEIRA CV. CASTEL GALA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v9i3.11706Palavras-chave:
Malus domestica, brotação, auxina, giberelina, citocinina, regulador vegetal, sprouting, auxin, gibberellin, cytokinins, plant growth regulators.Resumo
Um experimento foi conduzido em pomar de macieira cv. Castel Gala com o objetivo de verificar o efeito do Stimulate®, produto contendo reguladores vegetais e traços de sais minerais quelatizados, na quebra de dormência das gemas. Em 28 de agosto de 2007, as seguintes doses de Stimulate® foram pulverizadas até o ponto de escorrimento: 0; 5; 10 e 15 mL L-1. Todos os tratamentos foram acrescidos de óleo vegetal a 10 mL L-1 (Natur’Óleo, Stoller do Brasil Ltda.). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com parcelas subdivididas no tempo, com quatro tratamentos, cinco repetições e parcela experimental constituída por uma planta. Três ramos de cada planta foram avaliados aos 0, 14, 28, 42 e 56 dias após a aplicação dos tratamentos quanto a porcentagem de gemas brotadas e o número de frutos por seção transversal do tronco (frutos cm-2). Todos os tratamentos com o bioestimulante aumentaram a porcentagem de brotação das gemas de macieiras cv. Castel Gala, quando comparados à testemunha. O tratamento mais efetivo para a quebra de dormência foi o Stimulate® 5 mL L-1, propiciando 50,7% de gemas brotadas aos 56 dias após o tratamento, enquanto que a testemunha alcançou apenas 24,7%. No entanto, o Stimulate® 1,5 mL L-1 reduziu o número de frutos cm-2.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
