DOSES E ÉPOCAS DE APLICAÇÃO FOLIAR DE BORO NAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E NA QUALIDADE DE SEMENTES DE SOJA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v9i3.11563Palavras-chave:
Glycine max L., adubação, produtividade, qualidade fisiológica, fertilization, productivity, physiological quality.Resumo
O boro é um nutriente essencial para a cultura da soja, entretanto, o manejo de sua adubação deve ser cuidadoso. Deste modo, objetivando avaliar o efeito da adubação foliar de boro sobre as características agronômicas e na qualidade de sementes de soja, realizou-se um experimento em Santa Carmem (MT), no ano agrícola 2005/06. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso em esquema fatorial 3 x 5 (épocas x doses), com 4 repetições. As épocas de aplicação foram nos estádios V5, V9 e R3 e as doses de 0, 100, 200, 300 e 400 g B ha-1. Foram realizadas avaliações de características morfológicas, componentes de produção e testes da qualidade fisiológica das sementes. Os resultados foram submetidos à análise de variância, sendo as épocas comparadas pelo teste de Tukey e as doses por regressão polinomial. A altura de planta foi influenciada pela dose de boro, sendo constatada interação entre os fatores testados, verificando-se que as épocas apresentaram comportamento distinto em suas médias para a dose de 200 g B ha-1. Observou-se efeito isolado da época sobre o número de vagens por planta, sendo que a aplicação no estádio V5 apresentou o melhor resultado. A produtividade e a qualidade fisiológica das sementes não foram influenciadas pela aplicação de boro, porém, estas não atingiram potencial necessário à comercialização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
