TEORES E ACÚMULO DE NUTRIENTES EM FUNÇÃO DA POPULAÇÃO DE PLANTAS DE CANOLA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v5i1.1103Palavras-chave:
nutrição de plantas, densidade, espaçamento, macronutrientes, micronutrientes, plant nutrition, density, spacing, macronutrients, micronutrients.Resumo
Procurando determinar os efeitos da população de plantas nos teores de nutrientes da canola, conduziu-se um experimento, na Fazenda Experimental de São Manuel, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas do Campus de Botucatu (SP), em solo classificado como Latossolo Vermelho - Amarelo, com 9 tratamentos, resultantes da combinação de 3 densidades (6.105, 9.105 e 12.105 plantas ha-1) e 3 espaçamentos (a lanço, 18 e 36 cm), com 4 repetições. Utilizou-se o delineamento em blocos casualizados com parcelas subdivididas. Foram colhidas plantas aos 30, 45, 60, 90 e 130 dias após a emergência da cultura, e avaliados os parâmetros produção de matéria seca, teores e conteúdos de nutrientes. Os espaçamentos e as densidades de plantas influenciaram de diferentes modos os teores e conteúdos de nutrientes. O máximo de acúmulo dos macronutrientes e para Zn, Fe , B e deu-se aos 45 dias após emergência das plantas. Para o Cu e o Mn o máximo acúmulo se deu aos 60 dias após emergência da canola.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
