FERTILIZAÇÃO DE LIBERAÇÃO CONTROLADA NO CRESCIMENTO INICIAL DE ANGICO-BRANCO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v9i2.10965Palavras-chave:
Anadenanthera colubrina, adubação, produção de mudas, Osmocote®, Mimosaceae, fertilizer application, seedlings productionResumo
O uso de fertilizantes de liberação controlada constitui-se em uma das modernas técnicas na produção de mudas. Porém, existem poucos relatos de seus efeitos sobre o crescimento em espécies florestais nativas. Objetivou-se testar doses crescentes de fertilizante de liberação controlada no crescimento inicial de mudas de angico-branco. As mudas foram originadas de sementes, semeadas em tubetes (110 cm3), contendo substrato à base de casca de pínus e vermiculita. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado com parcelas subdivididas no tempo, sendo os fatores constituídos por seis doses de Osmocote® (testemunha, 1000, 2000, 3000, 4000 e 5000 mg dm-3 de substrato) e por cinco épocas de avaliação (0 - instante da germinação, 15, 35, 65 e 95 dias após a germinação). Foram avaliadas as seguintes características, em cada época: altura; número de folhas; número de nós; diâmetro; relação altura/diâmetro; comprimento total do sistema radicial; volume da raiz e matéria seca da raiz; caule; folha; parte aérea e total. Ao longo de 95 dias de cultivo, a fertilização testada influenciou a maioria das características de crescimento. A dose próxima a 2000 mg dm-3 de fertilizante correspondeu aos maiores valores médios para as características do número de folhas, diâmetro e matéria seca das mudas. A maior altura correspondeu à dose de 2743 mg dm-3, e a relação altura/diâmetro à dose de 3544 mg dm-3. Contudo, o comprimento total e o volume do sistema radicial, responderam negativamente ao sistema de adubação utilizado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
