PRODUÇÃO VEGETAL E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA EM ANÁLISE E TECNOLOGIA DE SEMENTES
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v2i1.1018Resumo
O presente trabalho tem por objeto avaliar uma proposta pedagógica de ensino no Curso de Agronomia da UFPR. Neste intuito, pretende conscientizar os acadêmicos através de uma metodologia progressista sócio crítica, para atuarem como agentes de mudança social, conscientes da realidade histórica. A pesquisa trabalhou o cotidiano da disciplina de Análise e Tecnologia de Sementes. Criaram-se estratégias de abordagem do respectivo conteúdo: promover o desenvolvimento de alunos no sentido lógico, crítico, criativo e cidadão em prol da construção do conhecimento. Privilegiou-se o trabalho coletivo e individual e um elenco de estratégias sob interação direta com o campo real de atuação profissional do Engenheiro Agrônomo. Utilizou-se para análise dos resultados o cumprimento das diferentes etapas vivenciadas pelos alunos aliado a um instrumento de avaliação contendo 28 questões de múltipla escolha e 11 questões abertas. Buscou-se pesquisar como oportunizar a formação de um profissional reflexivo sobre sua ação, provocador lógico dos conhecimentos, com ações criativas em sua área, autônomo e emancipado. Nessa perspectiva, constatou-se ser posível transformar a formação do Engenheiro Agrônomo, desde que se tenha um planejamento pedagógico cuja intenção proponha um professor competente, que domine sua área do conhecimento, seja um pesquisador, um motivador no processo e que esteja aberto às discussões, domine a prática pedagógica e exercite no seu cotidiano o ser e estar de um professor engenheiro agrônomo e não o contrário.
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