PRODUTIVIDADE DO MILHO EM UM SISTEMA SILVIAGRÍCOLA NOS CAMPOS GERAIS, PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v16i1.41044Palavras-chave:
agroflorestal, integração lavoura-floresta, IPR-114, Eucalyptus dunnii, Schinus terebinthifolius, Grevillea robustaResumo
Em sistemas silviagrícolas a produtividade de grãos pode ser afetada por vários fatores, o resultado pode ser nulo, de redução, ou, de aumento da produtividade. O objetivo deste trabalho foi comparar a produtividade do milho plantado soltei-ro e em integração com árvores espaçadas em 14m x 3m (silviagrícola), e detectar efeitos resultantes da interação entre arvo-res e lavoura no sistema silviagrícola estudado. A produtividade do milho (cultivar IPR-114) foi avaliada em três tratamentos com seis repetições e o incremento de madeira, durante o período de cultivo do milho, foi obtido com o auxílio de monitora-mento dendrométrico. Por meio da análise de variância não foi detectado efeito dos tratamentos (P>0,05) na produtividade do milho. A produtividade média de grãos foi de 4.247,9 ± 256,1 kg ha-1 para o milho solteiro e de 4.554,99 ± 409,9 kg ha-1 para o silviagrícola. No silviagrícola, o milho ocupou 71% da área enquanto que as árvores ocuparam 29%. A razão do efeito da interação entre os componentes lavoura e árvore foi de 6,7%, o que denota favorecimento do sistema silviagrícola para a produtividade do milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
