GERMINAÇÃO E QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE DEDALEIRO (Lafoensia pacari St. Hil., Lythraceae)

Autores

  • Adriana Martinelli SENEME FACIAGREN-FIES, Curitiba (PR)
  • Susane HOFFMAN Universidade Federal do Paraná, Curitiba(PR)
  • Edilberto POSSAMAI Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR)
  • Carla Pedroso de MORAES Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v11i1.16075

Palavras-chave:

seeds, forest recomposition, tree specie, sementes, recomposição florestal, espécie arbórea

Resumo

O presente trabalho teve por objetivos avaliar substratos e temperaturas para a germinação, verificar o efeito do armazenamento na qualidade fisiológica e avaliar a sanidade de sementes de Lafoensia pacari (St. Hil.). Determinou-se em sementes coletadas em Curitiba (junho/2003): - teor de água (105 °C + 3 °C/ 24 h); - germinação: sob temperaturas de 20 °C e 30 °C, em substratos papel de filtro, vermiculita; areia grossa; mistura de substratos (areia grossa + vermiculita) e areia fina; e emergência em areia fina em casa de vegetação.  Após as determinações as sementes foram acondicionadas em sacos de papel e armazenadas em dois ambientes: laboratório e câmara (T = 20 °C). Após 12 meses de armazenamento, determinou-se o teor de água e germinação utilizando-se os mesmos substratos e temperatura de 20 °C. Realizou-se primeira contagem de germinação (15 dias), determinação de massa de matéria seca das plântulas normais (aos 30 dias) e teste de sanidade (“Blotter test”) em papel-filtro (T= 22-25 °C).  A análise estatística para os testes antes do armazenamento foi realizada em delineamento inteiramente casualizado e após armazenamento utilizou-se um esquema fatorial 2 x 5 (armazenamento e substratos); em ambos os experimentos utilizaram-se seis repetições de 30 sementes para cada tratamento e a comparação de acordo com Tukey (P>0,05).  As melhores condições para a germinação são temperatura de 20 ºC e substrato areia; o armazenamento em câmara contribui para a manutenção da germinação das sementes e os fungos encontrados nas sementes foram: Aspergillus niger, Fusarium semitectum e Penicilium sp.

Biografia do Autor

Adriana Martinelli SENEME, FACIAGREN-FIES, Curitiba (PR)

Engenheira Agrônoma, Doutora em Agronomia, Professora do Curso de Engenharia Agrícola – FACIAGREN-FIES

Susane HOFFMAN, Universidade Federal do Paraná, Curitiba(PR)

Engenheira Agrônoma – Universidade Federal do Paraná (UFPR

Edilberto POSSAMAI, Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR)

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Agronomia, Professor – Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Carla Pedroso de MORAES, Universidade Federal do Paraná, Curitiba (PR)

Engenheira Agrícola, Mestranda do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Downloads

Como Citar

SENEME, A. M., HOFFMAN, S., POSSAMAI, E., & MORAES, C. P. de. (2010). GERMINAÇÃO E QUALIDADE SANITÁRIA DE SEMENTES DE DEDALEIRO (Lafoensia pacari St. Hil., Lythraceae). Scientia Agraria, 11(1), 019–024. https://doi.org/10.5380/rsa.v11i1.16075

Edição

Seção

Fitotecnia