PERÍODO ANTERIOR A INTERFERÊNCIA E COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DA SOJA TRANSGÊNICA EM FUNÇÃO DO MÉTODO DE SEMEADURA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v10i6.15533Palavras-chave:
competition, critical periods of competition, weed species, Glycine max, competição, períodos críticos de competição, espécies daninhasResumo
Objetivou-se com o trabalho avaliar o sistema de semeadura direta e convencional sobre o período anterior à interferência (PAI) e nos componentes de produtividade da soja, cv. BRS 243-RR. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, sendo os tratamentos constituídos pela combinação de dez períodos crescentes de convivência das plantas daninhas com a cultura (0, 5, 10, 15, 21, 28, 35, 42, 49 e 125 dias). Na área do sistema de semeadura convencional a comunidade infestante predominante foi Brachiaria plantaginea, Ipomoea spp., Digitaria horizontalis e Cyperus rotundus; na área de semeadura direta destacaram-se Brachiaria plantaginea, Euphorbia heterophylla e Ipomoea spp. O sistema de semeadura convencional apresentou maior população e massa seca de plantas daninhas ao longo do período de avaliação. Com relação aos componentes do rendimento o número de vagens por planta foi o mais afetado pela competição; o número de grãos por vagem e a massa de mil grãos mostraram-se menos responsivos aos efeitos da competição. Considerando 5% de tolerância na redução de produtividade da soja, o período anterior à interferência, no sistema de semeadura convencional, ocorreu aos 12 dias após a emergência (DAE) e, no sistema direto de cultivo, aos 17 DAE. A interferência das plantas daninhas com a cultura durante todo o ciclo reduziu o rendimento de grãos da soja em média 74% e 63%, nos sistemas convencional e direto, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
