TOXIDEZ POR ÁCIDOS ORGÂNICOS EM GENÓTIPOS DE ARROZ IRRIGADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v10i1.13276Palavras-chave:
alagamento, ácido acético, ácido propiônico, ácido butírico, decomposição anaeróbia, flooded soil, acetic acid, propionic acid, butyric acid, anaerobic decompositionResumo
O alagamento do solo para o cultivo do arroz irrigado promove condições de anaerobiose, produzindo ácidos orgânicos alifáticos de cadeia curta, que são tóxicos ao arroz. Com o objetivo de comparar o efeito dos ácidos acético, propiônico e butírico, em solução nutritiva, sobre o crescimento radicular e da parte aérea de três genótipos de arroz irrigado recomendados no Rio Grande do Sul, foi desenvolvido um experimento em condições controladas no Laboratório de Nutrição de Plantas da UFPel/FAEM/DS. Utilizou-se um delineamento fatorial 4x3 com 4 repetições, onde foram testados os seguintes tratamentos com ácidos orgânicos: testemunha, 5,00 mmol dm-3 de ácido acético; 1,25 mmol dm-3 de ácido propiônico e 1,00 mmol dm-3 de ácido butírico. Plântulas de arroz das cultivares EMBRAPA BRS - 7 TAIM, IRGA 417 e EMBRAPA BRS PELOTA com aproximadamente 3 cm de radícula, foram colocadas por treze dias em tubos de ensaio contendo solução nutritiva completa e ácidos orgânicos. O efeito dos ácidos orgânicos foi maior nas raízes do que na parte aérea; a cultivar PELOTA foi superior que as demais na presença de ácidos orgânicos, principalmente o ácido butírico; e dentro da cultivar, não houve diferença significativa entre os mesmos.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
