DOENÇAS EM CULTIVOS DE GÉRBERA NO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v9i4.12509Palavras-chave:
doenças de plantas ornamentais, doenças fúngicas, doenças bacterianas, ornamental diseases, fungal diseases, bacterial diseasesResumo
Em inspeções realizadas em 15 propriedades produtoras de gérbera (Gerbera jamesonii H. Bolus ex Hook. f.) de corte e de vaso, no período compreendido entre o 1º semestre de 2004 e 2º semestre de 2006, abrangendo nove regiões do Estado do Paraná, foram identificados nove agentes causais de doenças: oito de natureza fúngica e uma bacteriana: Erysiphe cichoracearum, Pythium sp., Phytophthora sp., Fusarium oxysporum, Cercospora gerberae, Botrytis cinerea, Albugo tragopogonis, Capnodium sp. e Pseudomonas cichorii. A identificação dos agentes causais das doenças, descrição dos sintomas e épocas de ocorrência, realizados neste trabalho, fornece dados básicos para a realização de futuras pesquisas sobre a epidemiologia e medidas de controle mais adequadas para a cultura da gérbera no Estado do Paraná.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
