CURVA DE CRESCIMENTO E MARCHA DE ABSORÇÃO DE NUTRIENTES PELA CULTURA DO ALHO SOB CONDIÇÕES DE CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v9i3.11538Palavras-chave:
Allium sativum L., acúmulo de nutrientes, estado nutricional, curva de crescimento, accumulation of the nutrients, nutricional requirement, growth curve.Resumo
O conhecimento da marcha de absorção de nutrientes para a cultura do alho em condições de campo é importante para o manejo adequado da adubação da cultura. Assim, o trabalho objetivou avaliar a curva de crescimento e a marcha de absorção de nutrientes pela cultura do alho cv. Roxo Pérola de Caçador, obtido via cultura de meristema livre de virus. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com três repetições. Foram utilizadas seis coletas de plantas de alho, cultivada em condições de campo, no município de Pitangueiras-SP. Nas coletas, avaliou-se a produção de massa seca de raiz, folhas e bulbos das plantas e o acúmulo de nutrientes, a cada 15 dias, iniciando aos 30 dias até 105 dias após o plantio (DAP). Houve predomínio no acúmulo de massa seca de folhas durante 75 DAP e até o final do ciclo, predominou o acúmulo de massa seca de bulbos. A cultura do alho apresentou a máxima absorção dos nutrientes no período de 75 a 90 DAP, exceto o P, Ca e Zn que apresentaram maior absorção após esse período. A exigência nutricional da cultura do alho, obedeceu a seguinte ordem decrescente: N, K, Ca, P, S, Mg, Fe, Zn, Mn, B e Cu.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
