FROTA ATUAL DE TRATORES POR TEMPO DE USO NO BRASIL

Authors

  • Sabrina Dalla Corte Bellochio UFSM
  • Airton dos Santos Alonço Engenheiro Agrícola, Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM
  • Francieli de Vargas Engenheira Florestal, Discente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Marília Boff de Oliveira Tecnóloga em Produção de Grãos, Discente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v18i3.54706

Abstract

A agricultura é fundamental para o desenvolvimento econômico e social do país. Desta forma, a mecanização agrícola permite ampliar as áreas cultivadas ou a escala de produção, sendo que a manufatura das primeiras unidades de tratores no Brasil se iniciou em 1960, com a instalação da indústria local. Isso possibilitou um novo direcionamento às atividades produtivas do país, que passaram a incorporar novas técnicas e equipamentos mais produtivos, com vistas à eficiência operacional. O objetivo deste estudo é calcular e demonstrar a evolução da composição da frota brasileira de tratores, por faixas de tempo de uso, desde a instalação da indústria de tratores no país até o ano de 2016. Para esta composição, foram utilizados os dados anuais de vendas de tratores agrícolas, divulgados pela ANFAVEA. A análise demonstrou que as vendas acompanham os ciclos econômicos, apresentando picos na década de 70 e de 2010. Ainda é possível observar que o Brasil apresenta quase um milhão de tratores e atualmente, possui a frota mais jovem dos últimos 29 anos, a qual iniciou sua renovação a partir do ano 2000, por políticas de acesso ao crédito.

Published

2017-11-09

How to Cite

Bellochio, S. D. C., Alonço, A. dos S., Vargas, F. de, & Oliveira, M. B. de. (2017). FROTA ATUAL DE TRATORES POR TEMPO DE USO NO BRASIL. Scientia Agraria, 18(3), 154–159. https://doi.org/10.5380/rsa.v18i3.54706

Issue

Section

Mecanização Agrícola