EFICIÊNCIA RELATIVA DE UTILIZAÇÃO DA ÁGUA PELA CULTURA DO FEIJOEIRO, EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE UMIDADE E DENSIDADE DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v19i2.53340Abstract
Objetivou-se com este estudo avaliar o efeito das condições físico hídricas do solo na eficiência relativa de utilização da água pela cultura de feijão. A unidade experimental foi constituída por um vaso plástico contendo NITOSSOLO Vermelho distroférrico, com composição granulométrica expressa pelos teores: 175 gkg-1 de areia, 90 g kg-1 de silte e 735 g kg-1 de argila. O experimento foi conduzido em ambiente protegido adotando-se um delineamento inteiramente casualizado em esquema de arranjo de tratamentos fatorial, 5 x 5, com três repetições e trabalhando com os fatores umidade e densidade do solo. Os níveis de umidade do solo foram 0,34; 0,32; 0,30; 0,28 e 0,26 kg kg-1. Os níveis de densidade do solo foram 0,96; 1,01; 1,06; 1,10 e 1,18 Mg m-3. Os resultados evidenciam que, em média, existe uma relação direta da umidade do solo com a eficiência relativa na utilização da água. Considerando as interações da umidade do solo com a densidade do solo, a menor umidade do solo pode reduzir a variável dependente na condição de maior densidade do solo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.