Teores de quercitrina em acessos de Solidago chilensis Meyen (Asteraceae) e sua correlação com atributos químicos do solo
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v19i2.51280Abstract
Solidago chilensis Meyen, popularmente conhecida como arnica brasileira, é uma espécie com propriedades medicinais devido à presença de quercitrina (3-o-ram-quercetina) que possui ação antiiflamatória. Objetivou-se avaliar os teores de quercitrina em flores, folhas e parte aérea (ramos, folhas e flores) de acessos de S. chilensis e sua correlação com os atributos químicos do solo. O material vegetal foi coletado de dez acessos distribuídos na região metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná, quando apresentavam-se em pleno florescimento. O maior teor quercitrina foi verificado nas folhas quando comparado com flores e parte aérea da planta. Os acessos A05 (Curitiba) e A07 (Mandirituba) apresentaram os maiores teores de princípio ativo (58,13 e 57,63 mg g-1, respectivamente). Maiores teores de quercitrina foram observados em solos com maior pH e disponibilidade de cálcio e com menores teores de alumínio no solo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.