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DESEMPENHO DO TRATOR DE 157KW NA CONDIÇÃO MANUAL E AUTOMÁTICO DE GERENCIAMENTO DE MARCHAS

Samir Paulo Jasper, Luciano de Souza Ribeiro Bueno, Maíra Laskoski, Camilla Weber Langhinotti, Guilherme Luiz Parize

Resumo


O sistema de gerenciamento automático de marchas permite ao trator, na rotação de trabalho estabelecida no motor, extrair o máximo de desempenho de tração do trator. Neste trabalho, os benefícios de gerenciamento automático de marchas foram comprovados através da comparação da velocidade, patinagem, consumo horário de combustível, rendimento e potência na barra de tração, força e consumo específico durante deslocamento do trator nas condições manual e automática de gerenciamento de marcha. O experimento foi conduzido em delineamento em faixas, com dois tratamentos (marchas selecionadas manualmente e automaticamente) e cinco repetições. Os parâmetros foram determinados pelo método de comboio composto por dois tratores conduzidos em pavimento de concreto à velocidade de 8,0 km h-1 e o segundo trator simulando carga de 40 kN na barra de tração. O gerenciamento automático e manual das marchas não resultou em diferença significativa na força e patinagem. Contudo, o gerenciamento automático de marchas permitiu que o trator atingisse maior velocidade com menor consumo específico e horário de combustível, com respectivo aumento na potência e rendimento na barra de tração.

Palavras–chave: Tratores agrícolas; caixa de câmbio; eficiência tratativa.


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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v17i3.50998