CINAMOMO (Melia azedarach L.) COMO INSETICIDA BOTÂNICO DA BROCA-DAS-CUCURBITÁCEAS Diaphania nitidalis CRAMER (LEP.: PYRALIDAE)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v19i2.48655Abstract
A broca-das-cucurbitáceas Diaphania nitidalis é uma das principais pragas de culturas como abóbora, pepino e melão e seu controle geralmente é realizado com aplicação de inseticidas sintéticos. Uma alternativa a esses inseticidas é o uso de plantas bioativas contra insetos, cujo cinamomo apresenta-se com potencial. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de extratos de cinamomo sobre D. nitidalis. Foram utilizadas cinco concentrações de extratos de folhas de cinamomo (1, 3, 5, 7 e 9%), as quais foram aplicadas por duas vias. A via de aplicação por ingestão consistiu da aplicação dos extratos sobre folhas de abóbora que serviram de alimento para lagartas de segundo instar. A aplicação por contato foi realizada pulverizando os extratos sobre as lagartas. Os extratos de cinamomo causaram mortalidade agindo por ingestão e por contato sobre lagartas de D. nitidalis. A via de aplicação por ingestão apresentou maior mortalidade, 72 h após a aplicação dos extratos, com aumento da mortalidade em função da concentração.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.