ANÁLISE SWOT COMO FERRAMENTA PARA AVALIAÇÃO DA AGROBIODIVERSIDADE EM SISTEMAS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO NOS MUNICÍPIOS DE ANTONINA E MORRETES/PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v16i2.41051Keywords:
Agrobiodiversidade, Análise SWOT e Políticas Públicas.Abstract
Este estudo buscou avaliar a agrobiodiversidade e sua função mantenedora da atividade agrícola/florestal praticada nas áreas estudadas. Para isso foram avaliados 20 sistemas produtivos, cujos tamanhos compreenderam de 1 a 3 módulos fiscais. As avaliações foram feitas por meio de observações diretas no campo e entrevistas aos agricultores, onde foram aplicados questionários semi-estruturados. Para a avaliação dos resultados foi realizado a análise SWOT para identificação dos fatores críticos de sucesso dos sistemas produtivos identificados nas áreas. Com relação à análise SWOT, os fatores críticos de sucesso externos revelaram que as oportunidades são superiores as ameaças identificadas, significando que a agricultura familiar deve ser incentivada na região; e os fatores críticos de sucesso internos indicam que a região de estudo mostra-se adequada para o desenvolvimento das atividades rurais, sendo necessário realizar melhorias no sistema produtivo para torna-se mais produtivo e rentável. Para a superação dos pontos negativos listados é necessário que os agricultores busquem formas de diversificação de suas propriedades e juntamente com os órgãos responsáveis sejam desenvolvidos opções que atendam as necessidades e realidades locais, oferecendo cursos de capacitação para o fortalecimento da agricultura orgânica e/ou industrialização dos produtos e incentivo ao turismo rural.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
