BORDADURA DE POMAR E FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE Anastrepha fraterculus (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO DE MAÇÃ
DOI:
https://doi.org/10.5380/rsa.v16i1.41045Keywords:
Diversidade vegetal, Hospedeiros primários, Mosca-das-frutas.Abstract
Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência da flora no entorno do pomar de macieiras conduzidas sob sistemas orgânicos na flutuação populacional de Anastrepha fraterculus. Os estudos foram realizados durante as safras 2007/08 e 2008/09 em três pomares no município de São Joaquim, SC, sendo dois comerciais e um experimental da Epagri-São Joaquim. A área média de cada pomar era de 1,5 hectares, cultivados com as variedades Gala e suas mutantes, Fuji e suas mutantes, Catarina e Joaquina, cujo entorno apresentava composição florística diferenciada. Para o monitoramento da mosca-das-frutas foram utilizadas armadilhas modelo McPhail® com fundo amarelo, contendo suco de uva a 25%. Quatro armadilhas por pomar foram instaladas a uma altura média de 1,8 metros da superfície do solo, nos ramos externos da terceira planta da primeira fila no sentido periferia centro do pomar. A avaliação de captura foi realizada a cada sete dias, ocasião em que a solução atrativa era substituída. O pico populacional foi maior no pomar A, local considerado desfavorável à presença da mosca, pela composição florística encontrada em seu entorno. A proximidade de pomares de outras frutíferas pode ser a razão para este aumento de população de A. fraterculus.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.