DOSES DE LODO DE ESGOTO NA FERTILIDADE DO SOLO APÓS A COLHEITA DO GIRASSOL

Authors

  • Thomaz Figueiredo LOBO UNESP
  • Ricardo Alexandre LAMBERT UNESP
  • Helio GRASSI FILHO UNESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v13i1.40859

Keywords:

Biosólido, adubação e reciclagem de nutrientes.

Abstract

O uso agrícola do lodo de esgoto como adubo orgânico é considerada hoje como alternativa mais promissora de disposição final deste resíduo, devido a sua sustentabilidade e seu efeito pode ser potencializado, aliando-se utilização agrícola e recuperação de áreas degradadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do lodo de esgoto na fertilidade do solo em diferentes profundidades no perfil do solo após o primeiro ano de aplicação deste resíduo. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental de São Manuel da Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP Campus de Botucatu. Adotou-se o delineamento experimental em blocos casualizados constituído por 6 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos foram: T0 – sem N; T1 – 50 kg de N ha-1 da adubação mineral; T2 – 25 kg de N ha-1 do lodo de esgoto e 25 kg ha-1 de adubação mineral; T3 – 50 kg de N ha-1 do lodo de esgoto; T4 – 75 kg de N ha-1 do lodo de esgoto ;T5 – 100 kg de N ha-1 do lodo de esgoto. A avaliação da fertilidade do solo foi efetuada após 4 meses das aplicações do lodo de esgoto. Não houve alterações no pH, MO, CTC, V%, Mg, SB e Mn, em todas as profundidades do solo em função da aplicação de lodo de esgoto. A aplicação do lodo de esgoto incrementou os teores de H+Al, S, Cu, Fe e Zn, do solo na camada superficial (0-0,10 m de profundidade), entretanto não afetou a fertilidade do solo na camada subsuperficial (0,20-0,40 m de profundidade).

Author Biographies

Thomaz Figueiredo LOBO, UNESP

Doutor em Agronomia/Agricultura - Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu – UNESP – Departamento de Recursos Naturais/Ciência do Solo. R

Ricardo Alexandre LAMBERT, UNESP

Doutorando em Agronomia/Irrigação e Drenagem - Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu – UNESP – Departamento de Recursos Naturais/Ciência do Solo.

Helio GRASSI FILHO, UNESP

Professor Doutor em Agronomia - Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu – UNESP – Departamento de Recursos Naturais/Ciência do Solo.

How to Cite

LOBO, T. F., LAMBERT, R. A., & GRASSI FILHO, H. (2012). DOSES DE LODO DE ESGOTO NA FERTILIDADE DO SOLO APÓS A COLHEITA DO GIRASSOL. Scientia Agraria, 13(1). https://doi.org/10.5380/rsa.v13i1.40859

Issue

Section

Soil Science