KRIGAGEM ORDINÁRIA E INVERSO DO QUADRADO DA DISTÂNCIA APLICADOS NA ESPACIALIZAÇÃO DE ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM ARGISSOLO

Autores

  • Gustavo Soares de SOUZA Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI)/ Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas (SP)
  • Julião Soares de Souza LIMA Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre(ES)
  • Alexandre Cândido XAVIER Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre (ES)
  • Wadson Sebastião Duarte da ROCHA Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / Embrapa Gado de Leite (EMBRAPA/CNPGL), Juiz de Fora (MG)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rsa.v11i1.15939

Palavras-chave:

Ordinary kriging, inverse-square-distance, geostatistics, Krigagem ordinária, inverso do quadrado da distância, geoestatística

Resumo

Um dos fatores que influência a aplicação e utilização da agricultura de precisão é a acurácia com que os mapas de distribuição espacial dos atributos do solo são produzidos no processo de interpolação de dados. O objetivo deste trabalho foi comparar a eficiência da interpolação de dados por meio da krigagem ordinária (Kri) e do inverso do quadrado da distância (IQD) na estimativa de atributos químicos do solo. O experimento foi instalado na parte central de uma encosta, no município de Alegre (ES) sobre um Argissolo Vermelho-Amarelo, com textura argilosa, onde foi construída uma grade de amostragem de solo contendo 128 pontos, espaçados 10 m, para análise dos atributos químicos pH, H+Al e SB. A análise geoestatística mostrou que todos os atributos químicos do solo apresentaram dependência espacial. Notou-se uma maior diferença visual entre os mapas interpolados por Kri e IQD para o atributo SB, apresentando o mapa interpolado por IQD uma maior variabilidade, resultado de uma menor uniformidade dos tons de cinza. Os métodos de interpolação foram eficientes na inferência de dados para os três atributos químicos analisados. Os métodos de interpolação utilizados não apresentaram diferenças significativas, através da análise dos erros da estimativa

Biografia do Autor

Gustavo Soares de SOUZA, Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI)/ Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas (SP)

Eng. Agrônomo, Doutorando em Engenharia Agrícola Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI)/ Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Julião Soares de Souza LIMA, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre(ES)

Eng. Agrícola, D.Sc. Professor Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias (CCA) / Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Alexandre Cândido XAVIER, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Alegre (ES)

Eng. Agrícola, D.Sc. Professor Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Agrárias (CCA) / Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Wadson Sebastião Duarte da ROCHA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / Embrapa Gado de Leite (EMBRAPA/CNPGL), Juiz de Fora (MG)

Eng. Agronômo, D.Sc. Pesquisador Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária / Embrapa Gado de Leite (EMBRAPA/CNPGL).

Downloads

Como Citar

SOUZA, G. S. de, LIMA, J. S. de S., XAVIER, A. C., & ROCHA, W. S. D. da. (2010). KRIGAGEM ORDINÁRIA E INVERSO DO QUADRADO DA DISTÂNCIA APLICADOS NA ESPACIALIZAÇÃO DE ATRIBUTOS QUÍMICOS DE UM ARGISSOLO. Scientia Agraria, 11(1), 073–081. https://doi.org/10.5380/rsa.v11i1.15939

Edição

Seção

Ciências do Solo