Open Journal Systems

EFICIÊNCIA DE ÍNDICES DE SELEÇÃO UTILIZANDO A METODOLOGIA REML/BLUP NO MELHORAMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR

Cássia Ângela PEDROZO, Flávio Rodrigo Gandolfi BENITES, Márcio Henrique Pereira BARBOSA, Marcos Deon Vilela de RESENDE, Felipe Lopes da SILVA

Resumo


Neste estudo objetivou-se comparar a eficiência de três índices de seleção construídos a partir de componentes de variância estimados e valores genotípicos preditos pela metodologia REML/BLUP, em três populações (A, B e C) de primeira geração clonal de cana-de-açúcar. As populações foram avaliadas na área experimental do Centro de Pesquisa e Melhoramento da Cana-de-açúcar – CECA da Universidade Federal de Viçosa, utilizando o delineamento experimental em blocos aumentados. Os caracteres número de colmos por metro (NCM), massa média do colmo (MMC), teor de sólidos solúveis totais (BRIX) e produção de BRIX por hectare (TBH) foram avaliados nos ciclos de cana-planta e de cana-soca nas populações A e B e apenas no ciclo de cana-planta na população C. Os três primeiros caracteres foram utilizados para construir os seguintes índices de seleção: clássico, multiplicativo e com base na soma de postos.  As análises genético-estatísticas foram realizadas pelos programas GENES e Selegen - REM/BLUP. O índice multiplicativo foi o que mostrou maior eficiência de seleção, uma vez que, apresentou maior coeficiente de coincidência de genótipos selecionados com a estratégia de seleção para o caráter TBH, maiores ganhos diretos de seleção e maiores ganhos indiretos para TBH. No entanto, a eficiência de seleção de determinado índice deve ser considerada como característica inerente à população estudada.


Palavras-chave


valores genotípicos preditos; geração clonal; modelos mistos; predicted genotypic values; clonal generation; mixed model.

Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v10i1.11711