Open Journal Systems

COMÉRCIO VAREJISTA DE BANANA EM CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA

Ruy Inacio Neiva de CARVALHO, Ricardo CETNARSKI FILHO, Vinícius Caetano MARTIN

Resumo


A produção de bananas (Musa spp.) no Paraná vem crescendo e Curitiba e sua Região Metropolitana representam uma importante região de consumo. Este trabalho objetivou caracterizar o mercado varejista de bananas em Curitiba e Região Metropolitana no período de Fevereiro de 1999 a Janeiro de 2000. Selecionaram-se quatro mercados varejistas representativos nos quais foram realizadas visitas mensais para coleta de informações de cultivares ofertadas, preços praticados (corrigidos pelo INPC-IBGE), embalagens utilizadas, estádio de maturação e grau de lesões na casca das frutas. As cultivares de banana comercializadas no período foram a ‘Nanicão’, ‘Prata’, ‘Maçã’ e ‘Ouro’. As cultivares ‘Prata’, ‘Nanicão’ e ‘Maçã’ foram encontradas em 100%, 98% e 83% das visitas, respectivamente, e a banana ‘Ouro’, foi encontrada apenas em 16% das visitas. A cultivar ‘Nanicão’ foi comercializada com o menor preço médio mensal (de R$ 0,41 a R$ 0,81/kg), seguida pela ‘Prata’ (de R$ 0,97 a R$ 1,58/kg) e a ‘Maçã’ (de R$ 1,54 a R$ 1,88/kg). A banana ‘Ouro’, embora não presente na maioria das visitas, apresentou preço médio praticado de R$ 1,36 a R$ 1,82/kg. O estádio médio de maturação para as cultivares ‘Nanicão’, ‘Prata’ e ‘Maçã’ teve variação de 53 a 81% da casca com coloração amarela, enquanto para a cultivar ‘Ouro’ houve variação de 50 a 100%. A comercialização foi realizada em pencas inteiras ou divididas e colocadas a granel ou penduradas em ganchos. As lesões na casca encontraram-se na faixa de lesões leves e médias.


Palavras-chave


Musa spp. banana; comércio; qualidade; market; quality

Texto completo:

PDF (English)


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v5i1.1090