Predação de baratas (Blattodea) por aranhas da família Ctenidae em área de Campo Rupestre associado a Mata Atlântica, Minas Gerais, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/abp.v54i1.100582

Resumo

Este estudo apresenta os primeiros registros de predação de baratas dos gêneros Epilampra e Chromatonotus (Blattodea) por aranhas da família Ctenidae em ambiente natural em área de Campo Rupestre associada a Mata Atlântica, no Parque Estadual do Pico do Itambé, Minas Gerais, Brasil. As interações foram observadas nos dias 10 e 11 de setembro de 2024, no tronco de uma árvore e no estrato de serapilheira, que são atribuídas à sobreposição de nichos ecológicos, dado o comportamento noturno e o compartilhamento de micro-habitats entre os táxons envolvidos. A ocorrência dessa relação trófica amplia o conhecimento sobre a dieta de aranhas errantes e destaca o papel das baratas como recurso alimentar em ecossistemas naturais. Além disso, reforça a importância das Unidades de Conservação na manutenção de interações ecológicas ainda pouco documentadas, sobretudo em áreas de elevada biodiversidade e endemismo, como o Campo Rupestre.

Biografia do Autor

Davi Gomes Lima, Instituto Federal de Educação

Técnico em Agropecuária e aluno de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFMG - Campus Bambuí. Presidente do GETAB (Grupo de Estudos em Taxonomia e Aplicações Botânicas) e vice-presidente do GEARI (Grupe de Estudos em Aracnídeos e Insetos). 

Simões-Silva, M.L., Instituto Federal de Educação

Graduanda em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFSULDEMINAS campus Inconfidentes, MG. Trabalho com levantamento e ecologia de aracnídeos como opiliões e aranhas e insetos, como vespas sociais. Tenho oito artigos publicados e sete resumos em anais de congresso.

Igor Henrique da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFSULDEMINAS campus Inconfidentes, MG. Trabalho com levantamento e ecologia de aracnídeos como aranhas. Tenho oito artigos e 10 resumos publicados.

Lara Guerra Rebello Amaral, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo IFSULDEMINAS campus Inconfidentes, MG. Trabalho com levantamento e ecologia de insetos, como libélulas e aracnídeos, como aranhas e opiliões. Tenho três artigos publicados e cinco resumos em anais de congressos.

Gabriel de Castro Jacques, Instituto Federal de Educação

Professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG Campus Bambuí, onde também atuou como Diretor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação. Doutor em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa, sendo que parte do mestrado realizou no Instituto Politécnico de Bragança - Portugal. Bacharel em Ciências Biológicas também pela Universidade Federal de Viçosa. Atua em projetos relacionados com controle biológico de pragas e levantamento da biodiversidade de insetos e aracnídeos.

Marcos Magalhães de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - Campus Inconfidentes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000),
mestrado em Comportamento animal pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005),
doutorado em entomologia pela Universidade Federal de Lavras (2010). Pós-doutorado pela
UFV (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Sul de Minas Gerais, Campus Inconfidentes, coordenador do laboratório de zoologia,
trabalha com artrópodes, com ênfase em ecologia, etnozoologia e etologia de Vespidae,
Odonata e Opiliones.

Downloads

Publicado

2025-09-04

Como Citar

Gomes Lima, D., Simões Silva, M. L., da Silva, I. H., Guerra Rebello Amaral, L., de Castro Jacques, G., & Magalhães de Souza, M. (2025). Predação de baratas (Blattodea) por aranhas da família Ctenidae em área de Campo Rupestre associado a Mata Atlântica, Minas Gerais, Brasil. Acta Biológica Paranaense, 54(1), 1–6. https://doi.org/10.5380/abp.v54i1.100582

Edição

Seção

Comunicações Científicas (Short Communications)