O conceito de hegemonia em “Dos Meios às Mediações”, de Martín-Barbero
DOI :
https://doi.org/10.5380/2238-0701.0n0p33-52Mots-clés :
Hegemonia, Comunicação, Cultura, Martín-Barbero, Gramsci.Résumé
Este artigo tem o objetivo de revisar e analisar o uso do conceito de hegemonia na obra “Dos Meios às Mediações: Comunicação, Cultura e Hegemonia”, do pesquisador Jesús Martín-Barbero (2014). A primeira parte recupera a genealogia do termo a partir do trabalho de Laclau e Mouffe (2015), desde a socialdemocracia russa e o economicismo até a complexificação do termo em Antonio Gramsci e a formulação própria dos autores. A segunda metade busca relacionar as implicações de hegemonia dentro da principal obra de Martín-Barbero. Nota-se que a formulação gramsciana foi mobilizada para se afastar de autores da Escola de Frankfurt enquanto se aproxima dos Estudos Culturais britânicos. Fica claro que a proposta de voltar o olhar às mediações tem como pilar fundamental a noção de hegemonia, que atravessa todo o estudo sobre os fenômenos culturais na sociedade de massas. Por outro lado, o caráter do conceito enquanto estratégia política é menos desenvolvido, mas aparece implícito ao longo da obra.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.