A Rainha de Wakanda: uma análise sociopolítica sobre o percurso de Shuri entre filmes e quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98981Resumo
O presente trabalho busca analisar a obra cinematográfica Pantera negra: Wakanda Para Sempre (2022) acompanhada de uma breve análise sobre as histórias em quadrinhos Shuri vol 1-10 (2018). O artigo apresenta alguns dados referentes aos arcos narrativos e aos figurinos. Desse modo, a pesquisa propõe uma investigação de abordagem teórica sobre elementos que podem ser tidos como, de certa forma, contra-hegemônicos em uma esfera de poder hegemônico. Assim, nosso objetivo é analisar as questões relativas à representatividade e protagonismo feminino e negro nessas obras que, de maneira crescente, foram impactadas com a conquista de espaço para mulheres em um universo marcadamente hegemônico.
Referências
BLACK Panther: Wakanda Forever. Direção de Ryan Cogler. Estados Unidos. Marvel Studios, 2022. Filme (2h 41m).
BOTTICI, Chiara. Imaginal Politics: Images beyond imagination and the imaginary. New York: Columbia University Press, 2014.
BUTLER, Judith. Atos performáticos de gênero e a formação dos gêneros: um ensaio sobre fenomenologia e teoria feminista. In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
COLEMAN, Beth. Race as Tecnology. Revista Camera Obscura 70, v.24, n.1, 2009.
GARCIA, Yuri. Comic Books in Silver Screens: um mapeamento das transposições de HQs no Cinema hollywoodiano. Goiânia: Revista Comunicação e Informação, v.26, 2023.
HALL, Stuart. Da Diáspora Identidades e Mediações Culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
HOOKS, bell. Cinema Vivido: Raça, classe e sexo nas telas. São Paulo: Elefante, 2023.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação – Episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 2020.
LAURETIS, Teresa de. A tecnologia de gênero In: HOLLANDA, Heloisa Buarque de (Org.). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.
LEMOS, André. A crítica da crítica essencialista da cibercultura. Revista MATRIZes. São Paulo, n9(1), 2015. P.29–51.
LUYTEN, Sonia Bibe. Implodindo preconceitos: A conduta na pesquisa das histórias em quadrinhos. In. VERGUEIRO, Waldomiro, RAMOS. Paulo, CHINEN, Nobu (org.). Os pioneiros no estudo de quadrinhos no Brasil. São Paulo: Criativo, 2023.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1, 2018.
MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo. São Paulo: Pólen, 2019.
TIBURI, Marcia. Feminismo em comum: para Todas, Todes e Todos. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
