Ferramentas de IA como alternativas ao trabalho jornalístico: reflexões sobre o processo de produção do podcast ‘A Ditadura Recontada’
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v30i1.98436Resumo
O artigo tem como tema a reflexão sobre o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) como alternativas ao trabalho jornalístico. O objeto empírico de referência são os relatos sobre os processos de produção do podcast da CBN, A Ditadura Recontada: as vozes do golpe, de 2024. Já o objeto teórico utiliza como base a discussão de Santos e Ceron (2022), sobre o uso de IA adotado pela profissão, para compreender: como o uso de ferramentas de IA contribui para a produção do podcast, além das questões éticas que estão implicadas nesses usos? O objetivo geral é analisar os aspectos relacionados ao uso de ferramentas de IA na produção do podcast. O trabalho possui como percurso metodológico a realização de uma análise das entrevistas cedidas pela equipe da CBN, além do levantamento bibliográfico para contribuir com o debate sobre o uso de IA.
Referências
A DITADURA RECONTADA: VOZES DO GOLPE. [Locução de] Nadedja Calado. São Paulo: Globoplay, 2024. Podcast. Disponível em: <https://open.spotify.com/show/51MRdlKkZoGtpmc88lgEBs>. Acesso em: 7 dez. 2024.
CÂMARA, José Victor Marçal; OTA, Daniela Cristiane. Café da Manhã: A Difusão do Conteúdo Jornalístico Por Meio de Podcasts. Iniciacom, [S. l.], v. 10, n. 3, 2021. Disponível em: <https://revistas.intercom.org.br/index.php/iniciacom/article/download/4017/pdf/10954>. Acesso em: 20 jan. 2025.
CODATO, Adriano Nervo. Uma história política da transição brasileira: da ditadura militar à democracia. In: Revista de Sociologia e Política: Curitiba, nº 25, 2005, p. 83-106.
COUTINHO, Amélia; GUIDO, Maria Cristina. GEISEL, Ernesto. In: Atlas Histórico do Brasil. Fundação Getúlio Vargas: Rio de Janeiro, 2023. Disponível em: <https://atlas.fgv.br/verbete/2304>. Acesso em: 7 dez. 2024.
FRANCISCATO, Carlos Eduardo. Inovações tecnológicas e transformações no jornalismo com as redes digitais. In: Revista GEINTEC: São Cristóvão, vol. 4, nº 4, 2014, p.1329-1339. DOI: 10.7198/S2237-0722201400040005. Acesso em: 7 dez. 2024.
FRANÇA, Vera. Alcance e variações do conceito de midiatização. In: FERREIRA, Jairo et al. (org.). Redes, sociedade e pólis: recortes epistemológicos na mediatização. Santa Maria (RS): FACOS-UFSM, 2020, p. 23-44. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39829/1/veraAlcanceVariacoes.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2025.
IBOPE. Guia podcast advertising. 2022. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2025.
LEMOS, André. A crítica da crítica essencialista da cibercultura. In: MATRIZes, São Paulo, Brasil, v. 9, n. 1, 2015, p. 29–51. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v9i1p29-51. Acesso em: 7 dez. 2024.
MANOVICH, Lev. El software toma el mando. Madrid: Editorial Cátedra, 2012.
RAMOS, Fernando et. al. Radiomorfose em contexto transmedia. In: CAMPALANS, Carolina. RENÓ, Denis; GOSCIOLA, Vicente (Org.). Narrativas transmedia, entre teorías y prácticas: Un estudio de y sobre cultura política. Editorial UOC: Barranquilla, 2014, p. 213-227.
SANTOS, Matias Felipe de Lima; CERON, Wilson. Inteligência Artificial na Mídia de Notícias: Percepções Atuais e Perspectivas Futuras. In: Journalism and Media, 3, 2022, 13-26. Disponível em: <https://doi.org/10.3390/journalmedia301002>. Acesso em: 7 dez. 2024.
SILVA, João Djane Assunção da. Processo de produção de um audiodocumentário enquanto estratégia de ensino para favorecer a expressão comunicativa e a sensorialidade: um estudo com educandos do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em São José de Solonópole/CE. Dissertação (Mestrado) - UFPB/Educação: João Pessoa. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
