O infotenimento nas pesquisas em Comunicação: mapeamento dos trabalhos publicados entre 2013 e 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v30i1.97678

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar um panorama sobre as pesquisas de infotenimento relacionadas à área da Comunicação e publicadas entre 2013 e 2020. Para isso, foi feito um mapeamento de trabalhos cadastrados no Repositório de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Portal de Periódicos da mesma instituição. Para alcançar as pesquisas sobre a temática, foi utilizado o mecanismo de busca por meio das seguintes palavras-chaves: Infotenimento e Infoentretenimento, o que resultou  em 18 trabalhos. Os resultados do mapeamento apontam que quase a metade dos trabalhos analisam programas televisivos. Além disso, foi identificado também uma baixa produção de pesquisas sobre o tema.

Biografia do Autor

Marcelli Alves da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutora em Comunicação (Universidade de Brasília). Professora Associada do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA,Campus Imperatriz) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMA. E-mail: marcelli.alves@ufma.br.

Frida Bárbara , Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Comunicação e graduada em Jornalismo pela UFMA (Universidade Federal do Maranhão). E-mail: frida.barbara@gmail.com.

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Publicado

2025-07-08

Como Citar

da Silva, M. A., & Bárbara Medeiros , F. (2025). O infotenimento nas pesquisas em Comunicação: mapeamento dos trabalhos publicados entre 2013 e 2020. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 30(1). https://doi.org/10.5380/am.v30i1.97678

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