Time to BeReal: um estudo sobre o conceito de autenticidade na plataforma BeReal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96615

Palavras-chave:

BeReal, Autenticidade, Mídias Sociais Digitais.

Resumo

No senso comum, existem diversas discussões de como o usuário manipula as imagens da sua vida para parecer mais atraente, não compartilhando aquilo que é autêntico. Em pesquisa, muito se avançou com discussões sobre o real nas mídias sociais digitais, entendendo que não existe uma vida verdadeira que é escondida do público, e sim recortes do cotidiano. Nesse contexto, o presente artigo pretende discutir a valorização da autenticidade, tendo como recorte a plataforma BeReal.

Biografia do Autor

Letícia Porfírio, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP)

Doutoranda em Comunicação e Linguagens (UTP), mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Marilaine Martins Camargo, Universidade Tuiuti do Paraná

Mestranda em Comunicação e Linguagens (UTP) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UNIBRASIL).

Bany Narondy Cabral Lima, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Comunicação e Linguagens (UTP), mestre em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Downloads

Publicado

2025-02-06

Como Citar

Porfírio, L., Martins Camargo, M., & Narondy Cabral Lima, B. (2025). Time to BeReal: um estudo sobre o conceito de autenticidade na plataforma BeReal. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 29(1). https://doi.org/10.5380/am.v29i1.96615

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, algoritmos e cultura contemporânea