“Sangue para todo lado!”: feminicídio televisionado e imaginação melodramática
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v28i1.94697Palavras-chave:
Violência de gênero, Feminicídio, Melodrama, Telejornalismo.Resumo
Este artigo investiga de que maneira o tratamento dado pelo telejornalismo a casos de feminicídio se aproxima de uma visão de mundo melodramática e como este modo de narrar e criar verdades sobre feminicídio colabora para reforçar certas relações de poder. O estudo se dá em caráter qualitativo com base em uma amostra de 19 matérias de telejornais de diversas regiões do país. A análise observa que, embora o melodrama não seja necessariamente uma tendência problemática, podemos concluir que, nas matérias analisadas, unido a uma falta de informação adequada, esse modo de narrar acaba por colaborar no sentido de um esvaziamento do conteúdo, característica que podemos chamar de dramaticidade despotencializada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.