Pearl e Tudo que o céu permite: explorando as fronteiras entre Terror e Melodrama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v28i1.94301

Palavras-chave:

Melodrama, Terror, Slasher, Pearl, Tudo que o céu permite

Resumo

Analisamos como o filme de terror Pearl (Ti West, 2022) estabelece relações de sentido com o melodrama Tudo que o céu permite (Douglas Sirk, 1955) pelo uso de estratégias estéticas e narrativas que marcaram o estilo irônico e crítico sirkiano. A simbolização exacerbada dos objetos cênicos, a dramatização do olhar público e a subversão do final feliz tradicional são categorias de análise que demonstram como Ti West une a plasticidade visual do melodrama flamboyant, marcado pela intensidade dos dramas representados e o contraste cromático, à violência sanguinária do terror slasher para criar um complexo estudo de personagem.

Biografia do Autor

Jaques Lucas Cavalcanti, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS)

Mestrando em Imagem e Som no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na linha de pesquisa de História e Políticas do Audiovisual. Na pesquisa acadêmica se interessa pelas interconexões possíveis entre os campos da ficção e do documentário. Sua dissertação é orientada pela Prof. Dra. Flávia Cesarino Costa e tem por objetivo investigar a representação cinematográfica do impeachment de Dilma Rousseff pelo viés de análise da imaginação melodramática. É graduado em Comunicação Social – Rádio e TV pela UFRJ.

Flavia Cesarino Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som (PPGIS)

Flávia Cesarino Costa é professora associada de Teoria e História do Audiovisual no Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde também é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som | PPGIS. Doutora em Comunicação e Semiótica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e pós-doutora no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Autora de O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação (2005).

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

Cavalcanti, J. L., & Cesarino Costa, F. (2024). Pearl e Tudo que o céu permite: explorando as fronteiras entre Terror e Melodrama. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 28(1). https://doi.org/10.5380/am.v28i1.94301

Edição

Seção

Dossiê Melodrama: análises empíricas e formulações teóricas