A nostalgia e o consumo de experiência na CCXP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v28i1.93314

Palavras-chave:

Nostalgia, consumo de experiência, anterioridade afetiva.

Resumo

A partir da etnografia da CCXP, o artigo aborda o consumo da nostalgia no evento. Seu objetivo é identificar o que nele possibilita uma “degustação do passado”. Assim, através da observação participante e da análise de 10 entrevistas abertas e em profundidade, explica que a nostalgia faz parte das experiências geradas pela CCXP. Descreve ainda, que o consumo dessas experiências nostálgicas é ativado por uma anterioridade afetiva, formada pelo conhecimento prévio das narrativas de cultura pop e pelo afeto por seus elementos, cujas referências são encontradas no evento.

Biografia do Autor

Leonardo Soares da Silva

Bacharel em Administração de Empresas, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2010); Mestre em Administração de Empresas, com ênfase em Marketing, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2013); e Doutor em Comunicação, na linha de pesquisa de mídias e mediações, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Trabalha na CAIXA Econômica Federal desde 2008, onde exerce atualmente a função de Assistente Sênior de Marketing na Representação de Marketing Cultural do Rio de Janeiro. Nesta instituição, realiza a gestão do Acervo CAIXA e participa de iniciativas e projetos voltados para sua difusão; atua no marketing cultural do banco, nas diversas atividades relacionadas ao Programa de Ocupação dos espaços da CAIXA Cultural; também participa da gestão da infraestrutura e das equipes, contribuindo com a realização de eventos culturais, cujo objetivo principal é fomentar a cultura e torná-la acessível à sociedade brasileira.

Downloads

Publicado

2024-07-08

Como Citar

da Silva, L. S. (2024). A nostalgia e o consumo de experiência na CCXP. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 28(1). https://doi.org/10.5380/am.v28i1.93314

Edição

Seção

Artigos | Articles