Pânico moral: um mergulho sobre os bodes expiatórios da comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v28i1.91334

Palavras-chave:

Comunicação de massa, Pânico moral, Vítima sacrificial

Resumo

O presente artigo discute o fenômeno de pânico moral a partir do prisma da comunicação, de modo a apontar as implicações do uso dos meios de comunicação em massa no processo de criação de bodes expiatórios. Como aportes teóricos, amparo-me centralmente em Stanley Cohen, René Girard, Harry Pross e Vilém Flusser. A metodologia escolhida é a pesquisa bibliográfica, assim como se faz uso do ensaio como forma de expressão do percurso. Dentre os achados, destaca-se o efeito de descontextualização, noção aqui defendida como decorrente dos meios de comunicação em massa.

Biografia do Autor

Tadeu Rodrigues Iuama, Centro Universitário Belas Artes

Doutor em Comunicação (UNIP), com pós-doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (UNISO). Mestre em Comunicação e Cultura (UNISO), Especialista em Game Design (UP), Ludoterapia (FAVED) e Ludopedagogia (UNIASSELVI), Bacharel em Administração (UNISO). Dedica-se à pesquisa da relação entre a Comunicação e os estudos de role-playing games analógicos, sobretudo os larps. Líder do Grupo de Pesquisas MiLu - Mídias Lúdicas (UNISO/CNPq). Professor no Centro Universitário Belas Artes e na Universidade de Sorocaba. 

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Publicado

2024-07-08

Como Citar

Rodrigues Iuama, T. (2024). Pânico moral: um mergulho sobre os bodes expiatórios da comunicação. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 28(1). https://doi.org/10.5380/am.v28i1.91334

Edição

Seção

Artigos | Articles