A dimensão multitudinária da falação em Glauber Rocha como criação de um povo por vir
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v26i1.87454Palavras-chave:
Glauber Rocha, Cinema, Multidão,Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar os traços fragmentários de matéria fônica presentes na obra de Glauber Rocha, tais como gritos, falas entrecortadas, sussurros balbuciantes, sílabas pronunciadas a esmo e empilhamentos vocálicos de coros em reza. Estes elementos parecem produzir uma constante relação de alternância entre um continuum ruidoso e uma fugaz estabilização sonora. É desta iconização rumorejante da falação que parece emergir, na obra do autor, uma expressividade linguageira da multidão. Para mapear tal relação, analisamos uma cena de cada um dos seguintes filmes: Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963), Terra em Transe (1967) e Jorjamado no cinema (1979).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.