As rádios Comunitárias e a produção de conteúdos em Moçambique - Experiências de Comunicação para o Desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v24i1.85500

Palavras-chave:

Comunicação para o desenvolvimento, Rádios comunitárias, Jornalismo local e hiperlocal, Educomunicação.

Resumo

 As rádios comunitárias (RCs) têm desempenhado um papel importante nos processos de desenvolvimento e fortalecimento sociopolítico das comunidades e das organizações sociais locais ligadas a elas. No contexto do Africano isso fica ainda mais presente devido a situação econômica, as características geográficas e as baixas taxas de alfabetização. Nesse texto apresenta-se um panorama contemporâneo das rádios comunitárias em Moçambique, bem como um histórico da criação das mesmas. Relaciona-se os eventos com a perspectiva da Comunicação para o Desenvolvimento, mostrando assim de que forma as emissoras foram estruturadas e apontando como são realizadas as actividades actualmente na perspectiva de compreender perfis de programação, formas de manutenção e relacionamento com os públicos. Destaca-se, também, a legislação moçambicana vigente, traçando um pequeno paralelo com o funcionamento das rádios comunitárias no Brasil. O estudo foi realizado a partir de entrevistas e observação dos sites das duas entidades que coordenam os trabalhos das rádios comunitárias em Moçambique. Por fim, aponta-se perspectivas para ampliar o trabalho de jornalismo local e hiper local, levando-se em conta o conceito de Comunicação para o Desenvolvimento e seu papel no dia-a-dia de funcionamento das emissoras comunitárias em Moçambique. Apresenta-se, ainda, as possibilidades de incrementar acções das rádios moçambicanas a partir do uso de teorias e prácticas baseadas nas experiências de Mário Kaplun, Paulo Freire, entre outros, apontando para políticas e acções que consolidem essas emissoras como um forte instrumento de agregação e integração comunitária a partir da Educomunicação.

Biografia do Autor

Aida Aurora Madope Mangue, Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Cidade de Maputo, Maputo

Mestranda em Cooperação e Desenvolvimento na Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), professora da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM); Licenciada em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Mangue, A. A. M. (2022). As rádios Comunitárias e a produção de conteúdos em Moçambique - Experiências de Comunicação para o Desenvolvimento. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 24(1). https://doi.org/10.5380/am.v24i1.85500

Edição

Seção

Dossiê: "África – Brasil: História, relações e construções sociais em Comunicação"