As rádios Comunitárias e a produção de conteúdos em Moçambique - Experiências de Comunicação para o Desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v24i1.85500Palavras-chave:
Comunicação para o desenvolvimento, Rádios comunitárias, Jornalismo local e hiperlocal, Educomunicação.Resumo
As rádios comunitárias (RCs) têm desempenhado um papel importante nos processos de desenvolvimento e fortalecimento sociopolítico das comunidades e das organizações sociais locais ligadas a elas. No contexto do Africano isso fica ainda mais presente devido a situação econômica, as características geográficas e as baixas taxas de alfabetização. Nesse texto apresenta-se um panorama contemporâneo das rádios comunitárias em Moçambique, bem como um histórico da criação das mesmas. Relaciona-se os eventos com a perspectiva da Comunicação para o Desenvolvimento, mostrando assim de que forma as emissoras foram estruturadas e apontando como são realizadas as actividades actualmente na perspectiva de compreender perfis de programação, formas de manutenção e relacionamento com os públicos. Destaca-se, também, a legislação moçambicana vigente, traçando um pequeno paralelo com o funcionamento das rádios comunitárias no Brasil. O estudo foi realizado a partir de entrevistas e observação dos sites das duas entidades que coordenam os trabalhos das rádios comunitárias em Moçambique. Por fim, aponta-se perspectivas para ampliar o trabalho de jornalismo local e hiper local, levando-se em conta o conceito de Comunicação para o Desenvolvimento e seu papel no dia-a-dia de funcionamento das emissoras comunitárias em Moçambique. Apresenta-se, ainda, as possibilidades de incrementar acções das rádios moçambicanas a partir do uso de teorias e prácticas baseadas nas experiências de Mário Kaplun, Paulo Freire, entre outros, apontando para políticas e acções que consolidem essas emissoras como um forte instrumento de agregação e integração comunitária a partir da Educomunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
