Áfricas em cena: mediações cinematográficas e a práxis educomunicativa decolonial e decolonizadora

Autores

  • Paola Diniz Prandini Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v24i1.85314

Palavras-chave:

Branquitude, Cinema Contemporâneo, Pesquisa de campo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um recorte das bases epistemológicas que influenciaram a realização de minha pesquisa de campo durante o doutoramento que realizei na Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Para tanto, vivi nas cidades de Joanesburgo (África do Sul) e Maputo (Moçambique), além de minha cidade-natal: São Paulo (Brasil). Por conseguinte, relato e problematizo conceitos como: "Áfricas" (no plural); branquitude; e a relevância das mediações cinematográficas para a condução de uma práxis educomunicativa, que, conforme aponto e defendo neste texto, é decolonial e decolonizadora per se

Biografia do Autor

Paola Diniz Prandini, Universidade de São Paulo

Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), e Jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Pesquisadora-Visitante da University of Witwatersrand, em Joanesburgo (África do Sul) e da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo (Moçambique).

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Publicado

2022-08-24

Como Citar

Prandini, P. D. (2022). Áfricas em cena: mediações cinematográficas e a práxis educomunicativa decolonial e decolonizadora. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 24(1). https://doi.org/10.5380/am.v24i1.85314

Edição

Seção

Dossiê: "África – Brasil: História, relações e construções sociais em Comunicação"