Os usos da teoria no passado recente da pesquisa em comunicação: um estudo de três revistas acadêmicas (2003-2007)
DOI:
https://doi.org/10.5380/am.v24i1.84881Palavras-chave:
Teoria da Comunicação, Epistemologia, Pesquisa, Revistas Acadêmicas.Resumo
A partir de quais referências se pensava a comunicação no início do século 21? Um delineamento parcial por ser construído a partir da análise dos acionamentos conceituais presentes na produção em periódicos da Área. Para tanto, este texto analisa 385 artigos publicados entre 2003 e 2007 nas revistas Logos (UERJ), Comunicação & Informação (UFG) e Famecos (PUC-RS), identificando os principais aspectos teóricos na pesquisa daquele período, momento de transição da Internet baseada em navegadores para redes sociais e dispositivos móveis. A análise das 3794 referências dos artigos indica que: (1) 85.26% são episódicas, vinculadas a aspectos do objeto empírico nem sempre ligados à Comunicação; (2) as entradas recorrentes, 14.84%, são conceitos sociológicos ou filosóficos voltados para interpretações de contexto; (3) cinco autores predominam: Baudrillard, Bourdieu, Foucault, Maffesoli e Morin. Esses pontos são discutidos contra o pano de fundo da epistemologia da Comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da Revista Ação Midiática. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
