Harry Potter, um herói liberal: ideologia e pedagogia política na ficção de J. K. Rowling

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v24i1.84620

Palavras-chave:

Harry Potter, Liberalismo, Política.

Resumo

A série de livros de ficção infanto-juvenil do personagem Harry Potter, assim como as suas adaptações cinematográficas, alcançaram fama internacional. Ao tratar de temas contemporâneos através da fantasia, a sua narrativa abordou problemáticas análogas aos conflitos sociais do mundo real. Através de pesquisa bibliográfica de textos acadêmicos que investigam os aspectos políticos do universo de Harry Potter, a presente pesquisa realiza uma leitura sobre a representação das ideologias presentes na narrativa ficcional. Com isso, foi constatada a valorização de ideias liberais, apesar de algumas contradições no campo dos ideias de justiça e direitos humanos. A ausência de caráter revolucionário da mensagem nos livros reforça a manutenção de valores já estabelecidos na sociedade.

Biografia do Autor

André Azevedo da Fonseca, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em História (Unesp) com pós-doutorado no Programa Avançado de Cultura Conteporânea (PACCQUFRJ). Pesquisador CNPQ (Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ2). Prof. Associado no Centro d Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Victória Vischi da Cruz, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação e Imaginação Social.

Downloads

Publicado

2022-08-24

Como Citar

Azevedo da Fonseca, A., & Vischi da Cruz, V. (2022). Harry Potter, um herói liberal: ideologia e pedagogia política na ficção de J. K. Rowling. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 24(1). https://doi.org/10.5380/am.v24i1.84620

Edição

Seção

Artigos | Articles