Como o som atua em A febre (Maya Werneck Da-Rin, 2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v23i1.82385

Palavras-chave:

Som, Análise fílmica, Silêncio.

Resumo

O artigo examina como o som age em A febre (Maya Werneck Da-Rin, 2019), para dar significado à jornada do protagonista. Para isso, são adotados quatro modelos referenciados de análise, a saber: silêncio (ORLANDI, 1992), voz (CAVARERO, 2011), ruído (CHION, 2009; 2011) e música (CHION, 2009; 2011), conectados entre si por intermédio do conceito de audiovisão (CHION, 2011).

Biografia do Autor

Roberval de Jesus Leone dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Possui titulação de doutor (UnB). Atualmente, é mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduado em Comunicação Social (Audiovisual) pela Universidade de Brasília (UnB). Dedica-se atualmente ao cinema e ao audiovisual, especialmente pesquisas com foco em som. Participou de mais de 15 produções em variadas funções técnicas e artísticas. Possui, também, grau de mestre em Engenharia Civil (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), de mestre em Matemática (Universidade de Brasília - UnB) e de doutor em Matemática (Universidade de Brasília - UnB).

Downloads

Publicado

2022-02-04

Como Citar

Santos, R. de J. L. dos. (2022). Como o som atua em A febre (Maya Werneck Da-Rin, 2019). Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 23(1), 83–103. https://doi.org/10.5380/am.v23i1.82385

Edição

Seção

Dossiê "O Audiovisual no Brasil Contemporâneo"