DA ENTREVISTA À OBSERVAÇÃO DA AÇÃO – Como o cinema brasileiro mudou para capturar a opressão do contexto sobre os personagens

Autores

  • Daniel Feix Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5380/am.v23i1.82164

Palavras-chave:

Cinema brasileiro, documentário, espaço, fabulação, Teia.

Resumo

O documentário de entrevistas, proeminente no Brasil dos anos 2000, apresentou diversos personagens fabuladores. Porém, na virada da década de 2010, tomou forma no país outro tipo de filme, caracterizado não mais unicamente pela entrevista, no qual a fabulação passaria a se dar pela observação da ação. Essa hipótese é aqui examinada levando em consideração o afastamento da câmera, que permitiu a inserção da intriga à trama (KRACAUER, 1997), levou ao esvaziamento da presença (RAMOS, 2008) e reconfigurou a relação personagem-espaço (BURCH, 2015), dando a ver a opressão do contexto sobre o personagem. Várias produções do período exemplificam essa mudança, mas a análise se concentra em três filmes da produtora Teia que a sugerem em processo: A falta que me faz (2009), O céu sobre os ombros (2010) e Girimunho (2011).

Biografia do Autor

Daniel Feix, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Jornalista graduado pela PUCRS (2000), mestre em Comunicação Social pela mesma universidade (2019), atualmente é doutorando na UFRGS com pesquisa realizada sob orientação da Profª. Drª. Miriam Rossini. Foi editor da revista Aplauso, atua como editor e crítico de cinema do jornal Zero Hora e integra as associações de críticos do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e do Brasil (ABRACCINE). É autor da biografia Teixeirinha – Coração do Brasil (Ed. Diadorim, 2019), finalista dos prêmios Minuano (do governo do RS) e AGES (da Associação Gaúcha de Escritores) como melhor livro de não ficção de 2019. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6844155295030442.

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Publicado

2022-02-04

Como Citar

Feix, D. (2022). DA ENTREVISTA À OBSERVAÇÃO DA AÇÃO – Como o cinema brasileiro mudou para capturar a opressão do contexto sobre os personagens. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 23(1), 12–33. https://doi.org/10.5380/am.v23i1.82164

Edição

Seção

Dossiê "O Audiovisual no Brasil Contemporâneo"