Figuras pós-humanas e inteligência artificial: uma reflexão a partir de Black Mirror

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.12

Palabras clave:

Pós-humano, inteligência artificial, Black Mirror.

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as figuras pós-humanas que emergem no cenário atual da realidade social e da ficção científica. Para tanto, iniciamos apresentando o declínio do projeto humanista da modernidade, para, desse modo, estabelecer o contexto da emergência do pós-humanismo. Posteriormente, tratamos da conceituação sobre tais figuras pós-humanas, especificamente, os androides e os ciborgues, seguida da explanação sobre a Inteligência Artificial (IA). Após a discussão teórica, e em conexão com a mesma, empreendemos a análise do episódio “Be right back”, de Black Mirror. A relevância da temática nos tempos atuais reside em as reflexões científicas acompanharem as produções tecnológicas que vêm colocando em questão o entendimento sobre o que é ou não humano e “borrando” cada vez mais essas fronteiras.

Biografía del autor/a

Bruna Coutinho Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia, pós-graduada em Filosofia Contemporânea e graduada em Psicologia, pela PUC Minas.

Fabiano Veliq, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Psicanálise pela PUC Minas. Mestre em Filosofia da Religião pela Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte – FAJE, Especialista em Teologia Sistemática pela Faculdade Batista de Belo Horizonte, Graduado em Filosofia pela UFMG. Atualmente é doutorando em Filosofia na UFMG e professor do departamento de Filosofia da PUC Minas.

Publicado

2021-07-02

Cómo citar

Silva, B. C., & Veliq, F. (2021). Figuras pós-humanas e inteligência artificial: uma reflexão a partir de Black Mirror. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 22(1), 243–265. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.12

Número

Sección

Artigos | Articles