Mudanças na representação negra ao longo das reconfigurações da indústria televisiva dos Estados Unidos

Autores

  • Bárbara Camirim Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.06

Palavras-chave:

Representação negra, Televisão contemporânea, Netflix

Resumo

Compreendendo que as práticas da indústria televisiva afetam o conteúdo que chega ao espectador, este artigo tem o objetivo de investigar como as reconfigurações da indústria americana afetam a representação negra nesse meio. Para isso, apresentamos um panorama histórico desse processo, refletimos sobre o contexto atual e trazemos a Netflix como um exemplo de como isso é traduzido na atuação das empresas. Conclui-se que, contemporaneamente, o fenômeno de peak TV, a necessidade da criação de distinção por parte das empresas, o modelo do assinante e o alcance global dessas obras podem estar contribuindo para um maior investimento em obras de artistas negros. No entanto, a fragmentação da audiência e sistemas de recomendações podem estar limitando o alcance dessas produções, restringindo em parte o potencial de gerar discussões mais amplas na sociedade.

Biografia do Autor

Bárbara Camirim, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Comunicação (UFF) e mestra em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA).

Downloads

Publicado

2021-07-02

Como Citar

Camirim, B. (2021). Mudanças na representação negra ao longo das reconfigurações da indústria televisiva dos Estados Unidos. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 22(1), 109–125. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2021n22.06

Edição

Seção

Artigos | Articles