As relações do telejornalismo brasileiro no atual ecossistema midiático: uma espécie em metamorfose

Authors

  • Eugenia Mariano da Rocha Barichello Universidade Federal de Santa Maria
  • Clarissa Schwartz Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n21.07

Keywords:

Telejornalismo, Ecologia da mídia, Ética da mídia.

Abstract

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre as relações estabelecidas por telejornais brasileiros no ecossistema midiático atual. Nesse sentido, inicialmente buscamos compreender algumas características do ecossistema midiático na contemporaneidade, para então verificarmos alguns movimentos do jornalismo em sua especificidade audiovisual. Nosso objeto empírico de análise é o telejornal Bom Dia Rio Grande, exibido de segunda a sexta-feira pela RBS TV, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Sul. Entre os resultados, verificamos que o telejornal investe em práticas de diferenciação em relação as outras espécies do ecossistema midiático (LUHMANN, 2005) e prioriza a construção de narrativas em tempo real ou realizadas por terceiros (DAVIES, 2008; CANAVILHAS, 2005), o que sinaliza para um processo de metamorfose do próprio fazer telejornalístico.

Author Biographies

Eugenia Mariano da Rocha Barichello, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular da UFSM e docente permanente do PPGCom/UFSM. É bolsista em produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa (PQ2 CNPq).

Clarissa Schwartz, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Extensão Rural (UFSM); Doutoranda em Comunicação (UFSM); Bolsista Capes.

Published

2021-01-27

How to Cite

Barichello, E. M. da R., & Schwartz, C. (2021). As relações do telejornalismo brasileiro no atual ecossistema midiático: uma espécie em metamorfose. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 21(1), 126–148. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n21.07

Issue

Section

Dossiê "O lugar da televisão na nova ecologia audiovisual"