Da utopia democrática ao caos republicano: o lugar da ficção televisiva no reforço da (des)confiança nas instituições políticas estadunidenses

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n21.06

Palabras clave:

Televisão, Séries, Instituições sociais ficcionais, Construção social da realidade.

Resumen

O artigo teoriza sobre as instituições ficcionais nas séries televisivas estadunidenses e o papel desempenhado por elas na construção dos imaginários associados às instituições do mundo real. Utilizando um viés sociológico realiza-se uma análise comparativa da narrativa dos dramas políticos The West Wing e House of Cards. Identificou-se que enquanto a primeira constrói uma visão funcional das instituições políticas, a segunda as apresenta de forma desmoralizadas e enfraquecidas. A hipótese central é que essas produções atuam nos processos de reforço da (des)confiança para com as instituições que compõem o sistema político republicano nos Estados Unidos.

Biografía del autor/a

Melina Meimaridis, Universidade Federal Fluminense

Melina Meimaridis é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, onde concluiu seu mestrado. Se graduou com Láurea Acadêmica, em Estudos de Mídia pela supracitada Universidade. Coordenou o Série Clube, projeto acadêmico e colaborativo dedicado à investigação e ao debate de aspectos relativos à linguagem da ficção seriada televisiva entre 2012-2018. Atualmente, desenvolve pesquisas acadêmicas relativas a "Comfort Series" e a ficcionalização de instituições sociais nas séries televisivas.

Rodrigo Quinan, Universidade Federal Fluminense

Rodrigo Quinan é mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, onde concluiu sua graduação em Estudos de Mídia. Tem experiência docente na graduação em Estudos de Mídia da UFF, como parte das atividades de estágio docência do mestrado. Desenvolve pesquisas na área de estudos televisivos, pesquisando temas como ficção seriada televisiva, nostalgia, instituições sociais ficcionais e teoria da conspiração.

Publicado

2021-01-27

Cómo citar

Meimaridis, M., & Quinan, R. (2021). Da utopia democrática ao caos republicano: o lugar da ficção televisiva no reforço da (des)confiança nas instituições políticas estadunidenses. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 21(1), 102–125. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n21.06

Número

Sección

Dossiê "O lugar da televisão na nova ecologia audiovisual"