A construção mítica musical nas candidaturas de Lula à presidência

Autores

  • Luciana Panke UFPR
  • Debora Cristina Alves da Cunha Milla UFPR
  • Erivelto Diego do Amarante UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n19-04

Palavras-chave:

Comunicação política, Lula, mito, campanhas eleitorais, jingles

Resumo

O artigo tem como objetivo a investigação acerca do conceito de mito de Lula aplicado nos vídeos de campanha eleitoral. O objetivo é identificar à luz de Girardet (1987), quais elementos míticos foram atribuídos ao candidato. Luiz Inácio Lula da Silva foi candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nos anos de 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, e em 2018 (ano este, de uma tentativa de candidatura impugnada, na qual o ex-presidente se mantinha em cárcere). O corpus de análise é composto por um videoclipe de cada eleição. O resultado aponta que os jingles relacionam Lula ao mito, principalmente ao de herói, mas também o conecta aos outros três elementos que compõem a base para formação de um mito político: o da “idade de ouro”, da “conspiração” e da “unidade”.

Biografia do Autor

Luciana Panke, UFPR

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da UFPR. Doutora em Ciências da Comuni-
cação (ECA/USP) com pós-doutorado em Comunicação Política pela Universidad Autonoma Metropolitana
(México). E-mail: panke@ufpr.br.

Debora Cristina Alves da Cunha Milla, UFPR

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. E-mail: deboramilla@gmail.com

Erivelto Diego do Amarante, UFPR

Mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. E-mail: novo.eri@gmail.com.

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

Panke, L., Milla, D. C. A. da C., & Amarante, E. D. do. (2020). A construção mítica musical nas candidaturas de Lula à presidência. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(19), 59–79. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n19-04

Edição

Seção

Dossiê "Mitos, mídias e imaginários"