A construção mítica musical nas candidaturas de Lula à presidência
DOI:
https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n19-04Palavras-chave:
Comunicação política, Lula, mito, campanhas eleitorais, jinglesResumo
O artigo tem como objetivo a investigação acerca do conceito de mito de Lula aplicado nos vídeos de campanha eleitoral. O objetivo é identificar à luz de Girardet (1987), quais elementos míticos foram atribuídos ao candidato. Luiz Inácio Lula da Silva foi candidato à presidência pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nos anos de 1989, 1994, 1998, 2002, 2006, e em 2018 (ano este, de uma tentativa de candidatura impugnada, na qual o ex-presidente se mantinha em cárcere). O corpus de análise é composto por um videoclipe de cada eleição. O resultado aponta que os jingles relacionam Lula ao mito, principalmente ao de herói, mas também o conecta aos outros três elementos que compõem a base para formação de um mito político: o da “idade de ouro”, da “conspiração” e da “unidade”.
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