Variações do mito da Ilíada: Da intercessão divina ao abandono dos mortais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n19-06

Palavras-chave:

Ilíada, Imaginário, Imagem, Mito.

Resumo

Neste artigo, são comparadas duas formas de apresentação do mito da Ilíada: no romance épico de Homero e no filme Troy. São utilizadas as definições de sagrado e de mito de Mircea Eliade e da derivação do mito em Gilbert Durand para elaborar uma leitura simbólica comparativa. O objetivo é tirar consequências para o sentido do mito através da descrição das cenas no cinema contemporâneo e na literatura arcaica. Conclui-se que o apagamento dos deuses como personagens amplifica a esfera de ação dos homens, ao mesmo tempo em que inviabiliza o ensinamento de modelos exemplares e deixa a humanidade abandonada a seus melhores instintos, os sentimentos nobres e moralmente aceitos em determinado momento histórico.

Biografia do Autor

Anelise Angeli De Carli, PPGCOM/UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), com bolsa CAPES e estágio de pesquisa (CAPES/PDSE) no Institut de Recherches Philosophiques (IRPhiL) da Université Jean Moulin Lyon 3. Membro do Imaginalis - Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS) desde 2014, grupo filiado ao e co-fundador do Centre des Recherches Internationales sur l'Imaginaire (CRI2i). É associada e co-fundadora da instituição de ensino sem fins lucrativos Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH), com sede em Porto Alegre, onde coordena o Grupo de Pesquisa Pensamento por Imagem (GPPimg).

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Publicado

2020-01-29

Como Citar

De Carli, A. A. (2020). Variações do mito da Ilíada: Da intercessão divina ao abandono dos mortais. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(19), 103–123. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n19-06

Edição

Seção

Dossiê "Mitos, mídias e imaginários"