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O Uso dos Arquétipos na Imagem e Identidade das Marcas: Um Estudo da Marca Skol

Manoella Fortes Fiebig, Ciro Gusatti, Douglas Hauenstein Petry

Resumo


O estudo tem como objetivo descobrir quais arquétipos são percebidos na marca Skol pelo público consumidor em duas fases de sua comunicação: em uma campanha antiga (de 2010) e em uma campanha mais recente (de 2017). Com o auxílio de um método experimental de pesquisa, os dados foram coletados e analisados pelos testes ANOVA e Tukey, a fim de observar as diferenças estatísticas das respostas obtidas. Variações significativas foram encontradas na análise, pois enquanto os arquétipos do Mago e do Amante eram percebidos com mais força na imagem antiga da marca, na imagem atual há um aumento da percepção dos arquétipos do Explorador e do Prestativo. Entretanto, o arquétipo mais percebido pelos consumidores em todos os casos foi o do Bobo da Corte.


Palavras-chave


Arquétipos de marca. Imagem e identidade. Marcas. Publicidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.13