O Uso dos Arquétipos na Imagem e Identidade das Marcas: Um Estudo da Marca Skol

Autores

  • Manoella Fortes Fiebig Universidade Federal do Paraná
  • Ciro Gusatti Universidade de Passo Fundo
  • Douglas Hauenstein Petry

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.13

Palavras-chave:

Arquétipos de marca. Imagem e identidade. Marcas. Publicidade.

Resumo

O estudo tem como objetivo descobrir quais arquétipos são percebidos na marca Skol pelo público consumidor em duas fases de sua comunicação: em uma campanha antiga (de 2010) e em uma campanha mais recente (de 2017). Com o auxílio de um método experimental de pesquisa, os dados foram coletados e analisados pelos testes ANOVA e Tukey, a fim de observar as diferenças estatísticas das respostas obtidas. Variações significativas foram encontradas na análise, pois enquanto os arquétipos do Mago e do Amante eram percebidos com mais força na imagem antiga da marca, na imagem atual há um aumento da percepção dos arquétipos do Explorador e do Prestativo. Entretanto, o arquétipo mais percebido pelos consumidores em todos os casos foi o do Bobo da Corte.

Biografia do Autor

Manoella Fortes Fiebig, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista CAPES e pesquisadora do Grupo COMXXI.

Ciro Gusatti, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Administração pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Marketing de Serviços na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Publicitário (UPF). Graduado em Administração na Unisinos. Professor do curso de Publicidade e Propaganda na Universidade de Passo Fundo.

Douglas Hauenstein Petry

Publicitário (Universidade de Passo Fundo).

Downloads

Publicado

2020-07-20

Como Citar

Fortes Fiebig, M., Gusatti, C., & Hauenstein Petry, D. (2020). O Uso dos Arquétipos na Imagem e Identidade das Marcas: Um Estudo da Marca Skol. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 20(1), 269–295. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2020n20.13

Edição

Seção

Artigos | Articles