Reflexões e reflexos a partir da perspectiva mídio-filosófica de S. Krämer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.05

Palavras-chave:

Filosofia dos meios, Teoria da mídia, Determinismo tecnológico

Resumo

Este artigo apresenta alguns aspectos do pensamento de Sybille Krämer no contexto da filosofia dos meios em língua alemã, articulando-os ao trabalho de outros autores. O objetivo é revelar as particularidades da perspectiva do médium como mensageiro desenvolvida pela filósofa, ao mesmo tempo em que se joga luz sobre como outros pensadores concebem as questões levantadas – especialmente no que diz respeito a comunicação e percepção, entendimento e transmissão, transparência e opacidade, além do apriorismo dos meios.

Biografia do Autor

Thaís Amorim Aragão, Universidade Federal do Ceará

Thaís A. Aragão pesquisa som, espaço e mídia. É produtora cultural da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua na Rádio Universitária FM. Desenvolveu os  estudos  “Escuta,  gravação,  plataforma   web:  Fazer  mapa  sonoro  como  conjunto  de  práticas  de  mídia”,  tese de doutorado em Comunicação pela UNISINOS, e “Doce som urbano: o triângulo e as territorializações dos  vendedores  de  chegadinho  em   Fortaleza”,  dissertação  de  mestrado  no  Programa  de  Pós-Graduação  em  Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Atuou como visiting scholar na University of Salford e na Westminster School of Media, Arts and  Design (Reino Unido), junto ao Dr. Michael N. Goddard. Também integra o Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT-UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Aragão, T. A. (2019). Reflexões e reflexos a partir da perspectiva mídio-filosófica de S. Krämer. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura., 1(18), 71–92. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.05

Edição

Seção

Dossiê "O que é um meio?"