Mídia e história na Teoria Alemã das Mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.04

Palavras-chave:

Epistemologia da comunicação, Redes discursivas, Teoria da comunicação

Resumo

O artigo investiga como as palavras mídia e história são empregadas dentro dos textos teóricos da Teoria Alemã das Mídias. Afirma-se que problemas, soluções, metodologias e pressupostos teóricos encontrados dispersos em vários autores identificados com a TAM não são fortuitos, mas expressões produtivas do agenciamento constituído ao redor dessas palavras, que funcionariam como atratores teóricos dentro de uma rede discursiva. Estuda-se como mídia é usada (mas não conceituada), em Kittler, e em como “pós-história”, constituída na negação de história, substancia a Arqueologia das Mídias.

Biografia do Autor

Marcio Telles, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutor e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral na Winchester School of Art, Universidade de Southampton, Reino Unido.

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Telles, M. (2019). Mídia e história na Teoria Alemã das Mídias. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(18), 51–69. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.04

Edição

Seção

Dossiê "O que é um meio?"