Surpreendidos pela ação – mediação pelas Sociologias Pragmáticas Francesas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.06

Palavras-chave:

Ação, Mediação, Pragmatismo, Sociologias pragmáticas francesas, Teoria Ator-Rede

Resumo

O artigo apresenta como as noções de ação e de social são reformuladas pelas Sociologias Pragmáticas Francesas, composta por três vertentes: Sociologia Política e Moral, Sociologia das Associações ou Teoria Ator-Rede (TAR) e Sociologia Pragmática e Reflexiva. Ao reformularem tais noções, com base no Pragmatismo norte-americano, as Novas Sociologias, em contraste com as sociologias precedentes – humanistas, racionalistas e antropocêntricas –, incluem os não humanos na composição do social, fabricado por ações plurais e incertas. Por meio de revisão de literatura específica e também no original em francês, este trabalho esclarece a noção de mediação tal como proposta por tais abordagens sociológicas pragmáticas e esclarece essa noção na TAR. O texto conclui que a mediação é sociotécnica (híbrida), plural e incerta para a TAR.

Biografia do Autor

Tiago Barcelos Pereira Salgado, Centro Universitário Estácio (BH)

Pós-doutorando em Comunicação pela PUC Minas. Doutor e mestre em Comunicação pela UFMG. Professor de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Marketing do Centro Universitário Estácio (BH).

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Publicado

2019-08-28

Como Citar

Salgado, T. B. P. (2019). Surpreendidos pela ação – mediação pelas Sociologias Pragmáticas Francesas. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(18), 94–115. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.06

Edição

Seção

Dossiê "O que é um meio?"