Por uma teoria dos espelhos – notas sobre uma ontologia geral dos meios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.07

Palavras-chave:

Meio de Comunicação, Ontologia, Complexidade

Resumo

Discute-se o conceito de meio a partir de suas características materiais e informacionais, com base no pensamento da linhagem teórica da ecologia das mídias de McLuhan, Bolter e Grusin, Manovich e Scolari; utilizando também a ontologia sistêmica e os estudos de redes, da complexidade e da filosofia da tecnologia. Propõe-se uma versão formal em termos científicos para a definição apresentada, bem como uma métrica associada aos meios que denominamos de densidade informacional. O trabalho descreve ainda as dificuldades relacionadas ao conjunto teórico contemporâneo associado à ideia de uma Ciência da Comunicação, propondo uma abertura maior para as ações de caráter inter e multidisciplinar, como forma de avançar no estado da arte do campo, diante das transformações impostas pelos processos digitais.

Biografia do Autor

Márcio Carneiro Dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC - SP . Pós Doc na linha de Teorias e Tecnologias da Comunicação pela UNB. Bolsista de Produtividade DT-II do CNPq. Professor permanente dos programas de Pós Graduação em Design e Comunicação da Universidade Federal do Maranhão . Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMA na área de Jornalismo em Redes Digitais. Prêmio Adelmo Genro Filho pela Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo 2018 na categoria Pesquisa Aplicada .

Downloads

Publicado

2019-08-28

Como Citar

Dos Santos, M. C. (2019). Por uma teoria dos espelhos – notas sobre uma ontologia geral dos meios. Ação Midiática – Estudos Em Comunicação, Sociedade E Cultura, 1(18), 117–129. https://doi.org/10.5380/2238-0701.2019n18.07

Edição

Seção

Dossiê "O que é um meio?"